Atividades Sociais

 

Projeto D´Chance - Móveis, artesanato e brinquedos são confeccionados na Marcenaria Escola Educador Jhonanthan Rarif que fica nas instalações do IAPEN. Internos trabalham e também recebem qualificação para aprimorar as técnicas de trabalhos em madeira. As peças produzidas ficam expostas e estão a venda na Casa do Artesão em Macapá.

 

Sacando à Liberdade - Projeto esportivo que tem o intuito de formar árbitros de tênis de mesa. A iniciativa, este ano, beneficia 40 reeducandos da penitenciária masculina que participam do curso. O projeto é fruto de uma parceria firmada entre Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN, Escola São José, Federação Amapaense de Tênis de Mesa, Tribunal de Justiça e Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas - VEPMA.

 

Casamento Comunitário - O projeto é realizado em parceria com instituições religiosas e Tribunal de Justiça do Amapá e tem o intuito de fazer a legalização de casais consolidados e de complementar as ações de Tratamento Penal tão necessárias para desenvolvimento de uma política penitenciária eficaz, proporcionando aos internos do sistema penitenciário do Amapá a legalização da vida conjugal, e com isso reconstruir valores (como solidariedade, respeito e colaboração) para o desenvolvimento das competências pessoais, religiosas e sociais. O objetivo é provocar reflexão que possa desencadear no reeducando e em seus familiares, uma melhor relação com a vida, consigo próprio e com as demais pessoas. Auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de sua capacidade de se colocar no lugar do outro e fazê-lo reconhecer que  todas as pessoa têm direitos e deveres.

 

Projeto Restaurar - Ação realizada em parceria com a Faculdade FAMA, onde acadêmicos do curso de psicologia realizaram atendimentos aos reeducandos que não recebem visita. Aproximadamente 100 reeducandos já foram beneficiados com os encontros que estimulam a relação interpessoal e oferece ao interno um momento de conversa e atendimento psicológico.

 

Eu Faço Arte - Reeducandos do IAPEN são beneficiados com oficinas de trabalhos manuais onde são testadas as habilidades manuais, concentração e criatividade. Esta atividade abrange mais de 100 reeducandos de maneira contínua, os quais passam por entrevistas onde o bom comportamento também é levado em consideração. O material produzido é selecionado e exposto na Casa do Artesão, no centro de Macapá.

 

Atividades Religiosas - O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá apoia e estimula a prática contínua de atividades religiosas que chegam a beneficiar de forma direta cerca de 1000 reeducandos. Igreja Católica, Assembléia de Deus e Igreja Universal desenvolvem atividades diárias nas penitenciárias masculina e feminina.

 

Atividades Esportivas - O Iapen apoia e estimula a prática esportiva fornecendo material esportivo para uso durante o banho de sol. As atividades esportivas ficam mais intensas durante a pjrogramação do mês do interno, quando ocorrem competições em modalidades como futebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez e damas.

 

Dose de Esperança - Projeto desenvolvido na penitenciária feminina que atende dependentes químicas. São desenvolvidas atividades como leitura, artesanato, palestras com especialistas com o intuito de amenizar o sofrimento durante o periodo de abstinencia e estimulá-las a vencer a dependência.        

 

  



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá