sábado, 21 de setembro de 2019 - 10:32h
IAPEN beneficia reeducandos com ação de saúde bucal
Ação beneficiou internos das três unidades: Cadeião, Anexo e Feminina com orientação de saúde bucal, atendimento clínico entre outros serviços
Foto: SESA
Foram realizados mais de 200 atendimentos que beneficiaram mais de 100 reeducandos

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN realizou 270 atendimentos odontológicos esta semana. A ação é resultado da parceria entre o IAPEN por meio da Coordenadoria de Tratamento Penal - COTRAP, Secretaria de Estado da Saúde - SESA através do Centro de Especialidade Odontológica - CEO, Pastoral Carcerária e Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA.

A ação ocorreu durante três manhãs oferecendo atendimentos no Centro de Ressocialização - CERES e na clínica de odontologia da Enfermaria ambos situados no Cadeião. Contudo, a ação beneficiou internos das três unidades Cadeião (Provisórios e Fechados), Anexo (Semiaberto) e Feminina (Provisórios e Fechados) mais de 100 internos receberam atendimento de orientação de saúde bucal, entrega de escova, creme e fio dental, atendimento clínico e extração.

Para que a ação ocorresse em segurança, o IAPEN montou um esquema extra de apoio com cerca de 50 agentes penitenciários envolvidos, por dia de ação. para realizar a tranca, destranca, escolta dos presos e segurança dos quase 50 profissionais de saúde que atuaram na ação.

O coordenador de Tratamento Penal do IAPEN, José Antonio Nunes, afirmou que novas ações estão sendo planejadas para atender um número maior de internos e que a clínica do IAPEN continuará com os atendimentos regulares.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, ficou bastante satisfeito com a ação e parabenizou o trabalho conjunto da COTRAP e Coordenadoria de Segurança - COSEG, que adotaram os meios para que ação ocorresse e agradeceu às instituições parceiras que estão dando essas atenção especial a pessoa privada de liberdade.