terça, 25 de maio de 2021 - 13:08h
IAPEN realiza ação de testagem rápida em servidoras e internas
Ação de saúde ofereceu testagem rápida para IST`s e também Malária para controle de doenças no ambiente carcerário
Por: ASCOM IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN promoveu ação de testagem rápida de Hepatites Virais (B,C), HIV, Sífilis e Malária em reeducandas e servidoras do Sistema Prisional do Amapá. A iniciativa beneficiou quase 91 mulheres. 

As testagens direcionadas às servidoras do IAPEN, ocorreram do dia 17 até a manhã desta segunda-feira, 24, No período da tarde, a ação beneficiou todas as reeducandas da COPEF. Foram realizados testes em 78 detentas e 13 servidoras.   

A ação foi organizada pela Coordenadoria da Penitenciária Feminina - COPEF e Ouvidoria Penitenciária que receberam 200 testes rápidos da Secretaria de Saúde de Macapá - SEMSA, para serem aplicados pela equipe de saúde do IAPEN. 

A Ouvidora Aline Ferreira explica que a meta era realizar a testagem em toda a população carcerária feminina e também oferecer ao máximo de servidoras possíveis. Durante a ação foram emitidos Cartão do SUS para as internas, resultado da cooperação do SIAC ZONA OESTE.  

A Coordenadora da Penitenciária Feminina, Elizangela Gomes, afirma que esse tipo de ação de saúde é extremamente importante para o controle de infecções e doenças no sistema prisional, e poder estender a ação para servidores que convivem nesses ambientes é gratificante. Por isso, quero agradecer aos parceiros Ouvidoria e SEMSA e toda a equipe de saúde e de segurança da penitenciária feminina que se dispôs a fazer um ótimo trabalho.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá