sexta, 24 de setembro de 2021 - 09:35h
Diretor-presidente do IAPEN marca presença na reunião do Consej
Encontro de secretários e administradores dos sistemas prisionais de todo o País tem o objetivo de construir uma nova política criminal
Por: ASCOM IAPEN
Foto: ASCOM / DEPEN

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, Lucivaldo Costa, participou da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), realizada no Recife, nesta quinta-feira, 23.

O encontro reúne representantes de todos os Estados e do Distrito Federal com o objetivo de apoiar a formulação da política criminal e penitenciária do Brasil, dentro do que preconiza a Lei de Execução Penal (LEP). As reuniões acontecem periodicamente para promover o diálogo entre entes federativos e Governo Federal. Além disso, o Conselho é responsável por elaborar planos nacionais de desenvolvimento para o sistema penitenciário, por meio da avaliação periódica dos sistemas estaduais.

Assuntos como os impactos da recomendação da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Sistema Prisional; a regulamentação das transferências e recambiamentos de pessoas privadas de liberdade; e o fortalecimento dos repasses do Governo Federal aos estados, pautaram esta edição da reunião. Que tratou também sobre a integração das inteligências estaduais na perspectiva de fortalecer o combate ao crime. E discutiu os ataques de criminosos a instituições financeiras e as atuais dificuldades do sistema penitenciário brasileiro.

A diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Márcio Schiefler Fontes, e o desembargador e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Mauro Alencar de Barros, também participaram da reunião.

 

IMAGENS RELACIONADAS
  • Reunião do Consej, Recife-PE
  • Reunião do Consej, Recife-PE
  • Reunião do Consej, Recife-PE
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá