sexta, 23 de novembro de 2018 - 09:57h
Servidores do IAPEN concluem oficina de Constelação Familiar
Atividades foram conduzidas pela consteladora Marilise Einsfeldt e contou com a participação foi voluntária de 30 agentes e educadores do IAPEN
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Capacitação foi dividia em seis módulos e teve participação voluntária de funcionários do sistema prisional amapaense

Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN participaram do último módulo do treinamento básico de Constelações Familiares ocorrido na quinta-feira, 22, no auditório do Ministério Público. As atividades que começaram em maio deste ano fazem parte do Projeto Oficina de Constelação Familiar no Sistema Prisional Amapaense e conta com a participação voluntária de 30 agentes e educadores penitenciários.

A oficina foi dividida em seis módulos. Os participantes estão conhecendo mais uma ferramenta para resolução de conflitos de forma pacífica. Servidores como a educadora penitenciária Neangela Coimbra, que é Psicóloga, estão percebendo que a Constelação Familiar tem muitas utilidades no sistema carcerário. “o método pode ajudar a entender a dinâmica familiar do interno, partindo desse princípio dando oportunidade de mudar sua própria estória”, destacou.

A consteladores Marilise Einsfeldt usou como exemplo prático uma reeducanda da Penitenciária Feminina que decidiu assumir a maternidade e fazer o registro de sua primeira filha depois de participar da constelação.

Para o agente penitenciário Alan Kardec, a Constelação vai ajudar na mudança da conduta diante das dificuldades “Aprendi que é possível se colocar no lugar do outro e pela observância entender determinadas atitudes”, comentou.

O diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Monteiro, ficou muito satisfeito com a dedicação e empenho do grupo que de forma voluntária abraçou o projeto e estão contribuindo para essa mudança que está ocorrendo dentro do cárcere.

O projeto é fruto da parceria entre IAPEN através do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN - NUPRE e Ministério Público do Estado do Amapá por meio da Promotoria de Execuções Penais. Tem como palestrantes as consteladoras Marilise Einsfeldt e Neiva Klug, é coordenado pela Promotora de Execuções Penais, Maria do Socorro Pelaes, e gerenciado pela coordenadora do NUPRE, Valéria Leite, e pela também facilitadora Raquel Souza.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá