ESTRUTURA IAPEN

GABINETE IAPEN

chefe de gabinete: Cesar Ávila

gabinete@iapen.ap.gov.br

(96)3261 2701 

 

GERÊNCIA DE INFORMÁTICA - GEINF

Gerente: Willian Anderson dos Reis Pereira

geinf@iapen.ap.gov.br 

 

CORREGEDORIA IAPEN - CORREGEPEN

Corregedor: Adilson de Matos Galvão 

corregedoria@iapen.ap.gov.br 

 

OUVIDORIA IAPEN - IAPEN/OUV

Ouvidora: Aline Ferreira

ouvidoria@iapen.ap.gov.br 

whatsApp - 96 981106613 - atendimento virtual de seg a sex, de 8h às 18h 

 

COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E APOIO ADMINISTRATIVO – COPLAN

Coordenador: Felipe Chaves Barros

Email: coplan@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria composta por oito unidades que administram desde balancetes financeiros até a organização de pessoal. É responsável também pelos serviços gerais, manutenção e reparos do Iapen, fiscaliza o andamento das obras efetuadas no Instituto e aquisição de material. unidades que compõem a COPLAN:

Unidade Apoio Administrativo

Unidade Serviços Gerais

Unidade Orçamento e Projetos

Unidade de Finanças

Unidade de Pessoal

Unidade Assist. Material

Unidade de Engenharia Prisional

Unidade de Informática

COORDENADORIA DE TRATAMENTO PENAL – COTRAP

Coordenador: Anny Karolynne Oliveira Silva

Email: cotrap@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria composta por oito unidades que são responsáveis pelo atendimento direto ao interno cuidando da alimentação, assistência psicológica, escolar, social, jurídica. cuida também da  parte profissionalizante, de lazer entre outras atividades voltadas a população carcerária. Unidades que compõem a COTRAP.

Unidade de Assistência a Saúde

Unidade de Nutrição

Unidade Assistência Social e Psicológica

Unidade de Assistência Escolar e Profissionalizante.

Unidade de Assistência Jurídica

Unidade de Educação Social

Unidade de Trabalho e Produção

Unidade de Formação e Pesquisa

 

COORDENADORIA DE EXECUÇÃO PENAL – CEP

Coordenador: Daniel de Oliveira dos Santos

Email: cep@iapen.ap.gov.br

Por meio da Unidade de Identificação Cadastral, Controle Legal e Movimentação Prisional a CEP é responsável pela identificação fotográfica do interno recém chegado e emissão de documentos tais como declaração ao INSS, atestado de prisão, termo de liberação, informação prisional entre outros.

UICCL - Unidade de Identificação Cadastral, Controle Legal e Movimentação Prisional - Sara Lemos Mesquita

 

COORDENADORIA DE SEGURANÇA – COSEG

Coordenador: Jorge Adriano De Sá Cardoso

Email: coseg@iapen.ap.gov.br

Sua atribuição por meio da Unidade de Operação de Segurança é coordenar e planejar as atividades que compõem a segurança do IAPEN. Promover a segurança e apoio logístico para apresentação de presos à justiça nas comarcas do interior do Estado, bem como recambiamentos, além de normatizar os serviços de segurança interna.

UNOPES - Unidade de Operações - José Sérgio Pinto Lopes

 

GRUPO TÁTICO PRISIONAL - GTP

Coordenador: 

Email: gtp@iapen.ap.gov.br

É responsável pelas ações de intervenção prisional, escolta prisional, contenções, retirada de preso das celas e gerenciamento de crises dentro do sistema penitenciário do Amapá. O GTP conta atualmente com 40 agentes penitenciários qualificados pelo Curso de Operações Penitenciárias Especiais.

 

COORDENADORIA DA PENITENCIÁRIA MASCULINA – COPEMA

Coordenador: Wagner Rogério Aragão Barbosa

Email: copema@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria responsável pelo controle de internos da penitenciária masculina, englobando presos dos regimes fechado e semiaberto. Esta coordenadoria conta também com o trabalho da Unidade de Vigilância e Disciplina responsável pelo material entregue pelas familiares do interno, bem como realiza o controle de visitas para o interno.

UVD - Unidade de Vigilância e Disciplina - Ana Maria Souza Martins

Superfácil Beirol, Zona Norte e Zona Oeste 

CVD - Conselho Disciplinar do Visitante - Gilma Santiago

 

COORDENADORIA DA PENITENCIÁRIA FEMININA – COPEF

Coordenador: Bruna Maria Souza Dos Santos

Email: copef@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria responsável pelo controle de internas da penitenciária feminina, englobando presos dos regimes fechado, semiaberto e provisório. Esta coordenadoria conta também com o trabalho da Unidade de Vigilância e Disciplina responsável pelo material entregue pelas familiares das internas, bem como realiza o controle de visitas para as internas.

 

COORDENADORIA DA COLÔNIA PENAL - COLPE

Coordenador: Jocinei Gonçalves Tavares

Email: colpe@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria responsável pelo controle de internos da Colônia Penal, englobando presos dos regimes semiaberto e aberto.Esta coordenadoria conta também com o trabalho da Unidade de Vigilância e Disciplina responsável pelo material entregue pelas familiares do interno, bem como realiza o controle de visitas para o interno.

Unidade de Instrução, Processamento e Fiscalização de Concessão de Trabalho Externo - Unifite

 

COORDENADORIA DOS CENTROS DE CUSTÓDIA – COCEC

Coordenador: Leônidas Soares De Almeida

Email: cocec@iapen.ap.gov.br

Coordenadoria responsável pelo controle de presos nos centros de custódia deste instituto penal. Entre eles, o Centro de Custódia do Novo Horizonte, o Centro de Custódia Especial e o Centro de Custódia de Oiapoque.

 

CASA DO ALBERGADO – CALBE

Coordenador: Renam Macêdo Magalhães

Email: calbe@iapen.ap.gov.br

Responsável pelo controle de apenados do regime aberto e aberto domiciliar, acolhimento, encaminhamento para cursos e trabalho, fiscalizações noturnas do cumprimento do regime aberto, cumprimento de Alvarás de Soltura e também comunicação do cumprimento da pena a Vara de Execuções Penais.

 

NÚCLEO DE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVAS

Coordenadora: Dailene Ricarte

Email: nupre@iapen.ap.gov.br

Unidade responsável pela promoção de metodologias de pacificação de conflitos e cultura de paz baseado em práticas da justiça restaurativa. É voltado para o atendimento de reeducandos (pessoas privadas de liberdade) e servidores penitenciários. Essa unidade foi criada em 2016 após a qualificação de 38 servidores penitenciários no Curso de Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas.

 

NÚCLEO DISCIPLINAR

O Núcleo Disciplinar do IAPEN é composto por comissões presentes nas coordenadorias do Instituto, instituídas para apurar as faltas disciplinares de natureza grave, praticadas pelos presos condenados e provisórios, prescritas na legislação de execução penal n. 0692/2002 do Estado do Amapá. Tem como finalidade precípua o exercício do poder disciplinar para a preservação da ordem e disciplina interna do estabelecimento penitenciário, remetendo o resultado apurado à apreciação da vara de execução penal, a qual homologará ou não a decisão administrativa, em audiência própria, chamada de justificativa. Quanto aos efeitos das decisões, pode interferir diretamente na execução da pena do faltoso (efeito judicial) e/ou suspender alguns direitos do referido faltoso (efeito administrativo) previstos no mesmo diploma legal. Tais efeitos podem ou não ser cumulativos, a depender da decisão judicial que dará a determinação final. Em determinados casos previstos em lei, o Núcleo Disciplinar aplica em seus procedimentos disciplinares a prática da justiça restaurativa, corolário dos institutos despenalizadores (composição civil, transação penal, suspensão condicional do processo), conferindo às partes a competência para a resolução amigável do conflito.

 

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO AMAPÁ - ESAP

Coordenador: Alex de Almeida Pereira

Email: esap@iapen.ap.gov.br

Instituída pela lei  1.592 de 23/12/2011 a ESAP é responsável pela atividades voltadas a instrução, capacitação, bem como formação dos servidores do sistema penitenciário amapaense (agentes e educadores penitenciários).

 

CENTRAL DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO - CME

Coordenador: Netanias Ferreira Maciel

Email: cme@iapen.ap.gov.br

A Central de Monitoramento Eletrônico do IAPEN é responsável pela fiscalização do cumprimento da pena a distância por meio da vigilância, controle e fiscalização de apenados com uso de tornozeleiras eletrônicas.

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá