terça, 03 de julho de 2018 - 16:27h
Constelação Familiar: Agentes e Educadores do IAPEN participam do segundo módulo
Treinamento básico de Constelações Familiares serve como mais uma ferramenta para a resolução de conflitos de forma pacífica
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
Treinamento foi dividido em seis módulos, sendo um encontro por mês complementado com ciclos de estudo.

Agentes e Educadores Penitenciários do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN participaram do segundo módulo de um treinamento básico de Constelações Familiares. As atividades fazem parte do Projeto Oficina de Constelação Familiar no Sistema Prisional Amapaense.

O segundo módulo da oficina foi realizado pela manhã e tarde desta terça-feira, 3, dando continuidade ao módulo inicial ocorrido no mês de maio. Os servidores do IAPEN estão conhecendo mais uma ferramenta para resolução de conflitos de maneira pacífica.

O agente penitenciário Alan Kardec que participou dos dois módulos, acredita que a Constelação vai ajudar na mudança da conduta comportamental diante das dificuldades que surgirão no decorrer do trabalho de plantonista. “Aprendi que posso me colocar no lugar do preso de forma coerente e responsável. Não que eu me torne um criminoso, mas que eu possa aprender pelo exemplo dele e entender possíveis atitudes que ele tenha”, comentou.

A educadora penitenciária Neangela Karla Coimbra afirma que já conhecia a Constelação Familiar. Psicóloga por formação, ela não compreendia como seria a aplicabilidade no sistema carcerário. A partir da oficina, constatou que o método pode ajudar a entender a dinâmica familiar do interno, partindo desse princípio dando oportunidade de mudar sua própria estória.

O treinamento foi dividido em seis módulos, sendo um encontro por mês complementado com ciclos de estudo. Cerca de 30 servidores do grupo penitenciário amapaense estão participando voluntariamente dessa capacitação. Os próximos módulos ocorrerão nos dias 27 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 20 de novembro.    

O projeto é fruto da parceria entre IAPEN através do Núcleo de Práticas Restaurativas do IAPEN - NUPRE e Ministério Público do Estado do Amapá por meio da Promotoria de Execuções Penais. Tem como palestrantes as consteladoras Marilise Einsfeldt e Neiva Klug, é coordenado pela Promotora de Execuções Penais, Maria do Socorro Pelaes, e gerenciado pela coordenadora do NUPRE, Valéria Leite, e pela também facilitadora Raquel Souza.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá