segunda, 02 de julho de 2018 - 15:05h
Internas do IAPEN participam de Constelação Familiar na COPEF
Além da consteladora Marilise Einsfeldt, a desembargadora Sueli Pini também participou do evento.
Por: Ascom IAPEN
Foto: Acervo IAPEN
O grupo de internas participantes é composto por mulheres que já cumprem condenação.

Reeducandas do IAPEN participaram de uma Constelação Familiar realizada na tarde desta segunda-feira, 02, no auditório da COPEF. Este foi o terceiro encontro realizado na penitenciária feminina dando continuidade às ações do projeto Constelações Familiares no Cárcere promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá.

Além da consteladora Marilise Einsfeldt, a desembargadora Sueli Pini, que é presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP) também participou do evento que de forma natural aborda as relações interpessoais e principalmente as familiares.

O grupo de internas participantes é composto por mulheres que já cumprem condenação, a maioria por envolvimento com o tráfico de drogas e até crimes hediondos porque nenhum perfil pode ser considerado inapropriado para participar das práticas restaurativas. E a Constelação Familiar é uma ferramenta importante nesse processo de disseminação da cultura da paz e da resolução de conflitos de forma pacífica.

A desembargadora Sueli Pini, ressaltou o significado que essas relações familiares têm para essas mulheres, pois “mesmo encarceradas, elas continuam sendo filhas e mães e essas relações precisam ser bem compreendidas tanto por elas quanto pelas respectivas famílias (mãe, pai, tios, filhos e netos)”.

A magistrada ressaltou a importância da manutenção desse contato entre as presas suas famílias de origem. “Seja através da visita regular, seja por meio de troca de cartas, essa interação deve acontecer. Todos nós pertencemos a uma família e esse sentimento de pertencimento traz, paradoxalmente, um sentimento de libertação", concluiu.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá