quarta, 14 de outubro de 2020 - 14:35h
Internos do IAPEN participam de palestra sobre autorresponsabilidade
Atividade desenvolvida pelo NUPRE/IAPEN oferece uma abordagem diferente para a ressocialização chamando a atenção para as decisões pessoais
Por: ASCOM IAPEN
Foto: Acervo IAPEN

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN realizou, na terça-feira, 13, uma palestra sobre o Poder da Autorresponsabilidade para 14 reeducandos que vão trabalhar nos obras do Escritório Social. O objetivo da palestra é oferecer uma abordagem diferente para a ressocialização chamando a atenção para as decisões pessoais que influenciam o futuro.

A palestra realizada pela coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas de Justiça Restaurativas do IAPEN (NUPRE), Dailene Borges, tem como foco a ressocialização por meio do autoconhecimento, fazendo uso das técnicas de coach integral sistêmico. A iniciativa é muito semelhante ao trabalho já realizado pela Educadora Social do IAPEN com presos condenados e provisórios. Dailene notou, em suas pesquisas, que muitos reeducandos enveredam pelo mundo do crime por achar, ou não ter a capacidade, de enxergar outras alternativas. As técnicas de coaching podem ajudar a projetar um futuro longe do crime para o reeducando.

O coach integral sistêmico oferece ferramentas de potencialização humana, que leva o indivíduo de forma natural a identificar o seu estado atual e a projetar como deseja estar, trabalhando a inteligência emocional, a autorresponsabilidade, e estabelecendo metas e objetivos individuais. 

Os reeducandos participaram também de um Círculo de Diálogo, momento em que cada participante pode expressar seus anseios e preocupações. A mediadora do Círculo, Educadora Social Raquel Souza, explica que nesse momento o participante fala e também ouve os demais, onde cada um pode pode colocar no grupo as suas aflições, dúvidas e expectativas.

Escritório Social - É um outro projeto fruto da parceria entre o CNJ, TJAP e Governo do Estado do Amapá por meio do IAPEN, SIMS, SESA e DPE, que em breve oferecerá atendimentos e serviços para dar suporte a detentos em monitoramento e também aos egressos do sistema prisional em diversas áreas, como saúde, qualificação e encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica e regularização de documentação civil. As obras do escritório social iniciam este mês, no prédio da antiga vice-governadoria, usando mão de obra de internos do IAPEN.

Para o diretor-presidente do IAPEN, Lucivaldo Costa, esse projeto pioneiro tem grande potencial primeiro porque estamos abordando a ressocialização de uma maneira diferente ainda dentro do cárcere e estendendo essa mesma linha de pensamento para o detento que conquista a liberdade com condicionantes, no caso dos monitorados, ou com a sentença cumprida, no caso dos egressos. Portanto tanto, o trabalho realizado dentro do sistema prisional falando sob a ótica da autorresponsabilidade é um passo imprescindível para o futuro quando esse mesmo detendo estiver sob os cuidados do Escritório Social, que vem com esse compromisso de reinserir na sociedade e desestimular a reincidência.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

IAPEN - Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Rodovia Duque de Caxias, km 07, Cabralzinho
(96) 3261-2700
gabinete@iapen.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá